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  • jan 12 / 2017
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Dicas Profissionais

O Vendedor Minuto

ABRAHAM SHAPIRO
Acabo de ouvir em meu carro o audiolivro “O Vendedor Minuto”, de Spencer Johnson e Larry Wilson.
Para quem não sabe, audiolivro é um livro gravado por um locutor a fim de ser ouvido em vez de se ler. É uma modalidade editorial que está evoluindo muito nos últimos tempos, especialmente em função dos longos períodos em que as pessoas permanecem no carro, sejam em percursos distantes ou em congestionamentos.
“O VENDEDOR MINUTO” traz logo no início o enunciado de um princípio ao qual os autores denominam “O Paradoxo Maravilhoso”, e que consiste nas seguintes palavras: “Divirto-me mais e tenho mais sucesso financeiro, quando deixo de tentar conseguir o que eu quero, e começo a ajudar as pessoas a conseguirem o que elas querem”.
Pense nisto. Pense agora nesta regra aplicada em vendas, por exemplo. Não pare aí. Pense em aplicá-la na vida, nos relacionamentos, em toda ocasião.
Este princípio, nada mais é do que uma preparação mental que deve ser incutida, no subconsciente de cada um, para que quando, em estado consciente, utilize-o de imediato. “Deixo de tentar conseguir o que eu quero, e começo a ajudar as pessoas a conseguirem o que elas querem”.
Na vida profissional, é constante a necessidade de atuar como vendedor. Vendemos coisas, serviços, ideias, projetos. Esta exposição oral de uma idéia, um produto ou um serviço, é muito individual na forma de apresentação. Cada um fala de seu próprio modo. Contudo, podemos ou não utilizar técnicas que podem ser ajustadas à ocasião e melhorarmos assim nosso resultado final. Tais técnicas é que diferenciam o verdadeiro vendedor do simples falador. É inegável que as pessoas munidas por um ideal terão melhor desempenho ao exporem seus pensamentos, pois fundamentam-se sobre um alicerce de alto nível humano e de valor.
Um discurso alimentado por um princípio elevado será sempre muito superior a palavras convenientes nascidas apenas do interesse de persuadir alguém.

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