:::: MENU ::::
  • mar 07 / 2015
  • Comentários desativados em Dia das Mulheres – A verdadeira História
  • Imprimir
Datas Comemorativas

Dia das Mulheres – A verdadeira História

Como disse o pensador:
A mulher é um efeito deslumbrante da natureza. Arthur Schopenhauer,

E o dia é lindo. E é uma pequena retribuição e reconhecimento ao papel da mulher na sociedade, mas nem sempre foi assim, conheça agora um pedacinho das historias que serviram de base para esse dia.


“FEMEN Calls for Sex-Boycott” por FEMEN Women’s Movement – Flickr: FEMEN Calls for Sex-Boycott.

Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, tem como origem as manifestações das mulheres russas por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada da Rússia czarista na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações marcaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. O Dia Internacional das Mulheres e a data de 8 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração. O primeiro deles seria uma manifestação das operárias do setor têxtil novaiorquino ocorrida em 8 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908). O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade. Não existe consenso entre a historiografia para esses dois fatos, nem sequer sobre as datas, o que gerou mitos sobre esses acontecimentos.

Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial.

Em 1975, foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e, em dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e económicas das mulheres.

F onte: Wikipedia

Aproveite e veja como foi a comemoração e homenagem ao dia das mulheres na Prospect:
http://prospectideias.com.br/portfolio/dias-das-mulheres/

Você achou esse conteúdo relevante? Compartilhe!


Prospect Ideias

Os comentários estão fechados.